Biblia Online

programa Ligação Gospel

domingo, 10 de julho de 2011

ALUNOS DO MANOEL DELMIRO TEM UMA AULA DIFERENTE


Os alunos da EMEF “Manoel Delmiro Ferreira” que obtiveram notas excelentes neste primeiro semestre e a turma do 9º ano manhã,  ganharam de presente uma viagem a cidade Areia no Brejo Paraibano, neste dia 09 de julho de 2011. A Cidade de Areia que foi tombada em 2005 pelo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e reconhecida pelos antigos festivais de inverno, o município de Areia volta a respirar cultura dando o pontapé inicial no projeto “Caminhos do Frio - Rota Cultural’ de 18 a 24 de julho.

O passeio teve inicio em frente a Escola Manoel Delmiro, na Rua Pedro José de Maria, s/n, de onde saíram até o Parque Estadual Mata do Pau-Ferro, ali encontraram a guia turística Luciane que deu uma aula de Historia, Geografia e ocupação do espaço, dali saíram para uma caminhada pela Trilha do Cumbe. Durante a caminhada aconteceram várias paradas para que fossem explicados detalhes sobre o ecossistema daquele fragmento de mata atlântica, os fatores bióticos e abióticos, as relações ecológicas e a perda da biodiversidade. Alunos e professores mostraram-se interessados e fizeram muitas perguntas em relação à natureza local.

Terminada a trilha, alunos e professores visitaram a UFPB – Campos de Areia, onde tiveram acesso ao antigo engenho de cana de açúcar, todo processo de fabricação da açúcar, rapadura, cachaça. Alem de observarem a evolução dos meios de produção. O passeio continuou na casa grande, onde estes poderam ver a formação arquitetônica da casa grande, com seu diversos ambientes, os objetos antigos, a arte, os aspectos históricos que estão preservados, a forma de vida dos senhores e dos escravos. O passeio se estendeu a casa mais antiga da cidade histórica. A casa do senhor José Rufino, onde ainda se guarda os traços arquitetônicos, as senzalas, toda a mobília original, destacando o luxo dos senhores naquela época. A visita terminou no casarão onde nasceu o filho mais ilustre de areia, “o Pintor Pedro Américo”, ali alunos e professores poderam observar desenhos originais do pintor e conhecer a sua história.
O professor de Historia, Gerailson Pereira disse que foi um dia muito positivo pela diversidade de conhecimento adquirido, disse ainda que um passeio como aquele é muito importante, porque a aula “in loco”, desperta no aluno o senso de responsabilidade e de preservação, tanto da história do meio em que vive, quanto da sua própria história.
A Professora Ivanilda Felix afirmou que ficou encantada com a diversidade de elementos bióticos da flora, no entanto destacou que estes elementos na fauna são muito escasso.
A Diretora da Escola Manoel Delmiro Ferreira disse que esta aula interdisciplinar foi dividida em duas etapas, sendo que a segunda acontecerá no próximo dia 23 e será para visitar os pontos turísticos da Capital João Pessoa.

Por Manoel Tavares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário