Biblia Online

programa Ligação Gospel

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Chuva mata bebê e deixa milhares de desabrigados na PB

O temporal que atingiu o Estado da Paraíba no final fim de semana provocou a morte de um bebê e deixou mais de 2.000 pessoas desabrigadas, segundo informações da Defesa Civil.

O bebê de dois meses morreu soterrado no domingo (17), no município de Puxinanã (120 km de João Pessoa), após sua casa desabar com um deslizamento. A mãe da criança e a avó, que também estavam na casa, sobreviveram. O bebê foi enterrado na manhã de hoje.

Pelo menos 26 municípios estão em estado de emergência, com famílias desabrigadas, deslizamentos de terra e acessos precários. A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é de mais chuvas para os próximos dias.

Em Araçagi (83 km de João Pessoa), dezenas de pessoas ficaram ilhadas e o Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatá-las. Em Ingá (100 km de João Pessoa), a água da chuva invadiu casas e uma das pontes que dá acesso à cidade está interditada.

Em Lagoa Seca, no agreste paraibano, 16 açudes romperam. As aulas foram suspensas e há prejuízo nas plantações, segundo a prefeitura. O rompimento dos açudes danificaram a estrutura de uma ponte da rodovia BR-104, no trecho que liga os municípios de Lagoa Seca e São Sebastião de Lagoa de Roça.

Na capital João Pessoa, foram cerca de 40 chamadas de emergência para a Defesa Civil Municipal no fim de semana. Uma das estações de abastecimento de água está inundada e mais de 30 bairros da região metropolitana estão com o abastecimento suspenso por tempo indeterminado.

O governo estadual disse que vai disponibilizar carros-pipa para manter o fornecimento de água potável e possibilitar o funcionamento dos serviços essenciais à população, como hospitais, escolas e segurança.

Um trecho da rodovia BR-230, que liga João Pessoa a Recife está intransitável desde o domingo, depois que a água cobriu a pista.

Na manhã desta segunda-feira, o governador Ricardo Coutinho (PSB) se reuniu no Palácio da Redenção, sede do Poder Executivo, com os prefeitos das cidades mais atingidas. O governador pretende pedir recursos para o governo federal para ajudar na reconstrução e em ações de saúde para evitar epidemias.
As cidades mais atingidas pelas chuvas são Araçagi, Alagoa Nova, Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Campina Grande, Cruz do Espírito Santo, Gurinhem, Itabaiana, Ingá, João Pessoa, Juarez Távora, Lagoa Seca, Mamanguape, Mogeiro, Mulungu, Natuba, Pilar, Pirpirituba, Rio Tinto, Sapé, Salgado de São Felix, Santa Rita, Sobrado e São José dos Ramos.

Fonte: Click PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário