Biblia Online

programa Ligação Gospel

sexta-feira, 22 de março de 2013

ÁGUA É VIDA








PALESTRAS E APRESENTAÇÕES DE FOTOS CONSCIENTIZARAM ESTUDANTES DE SOSSEGO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA

Mais de mil estudantes das redes de ensino púbico municipal e estadual de Sossego participaram ativamente do evento sobre a água no Planeta Terra, sua utilidade, importância e necessidade do racionamento. Os palestrantes Severino Bernardo, Núbia Islândia, Mágno Pereira e Rute Queiroz atenderam plenamente o objetivo conscientizando a todos sobre o uso do precioso líquido.

O evento sobre O Dia Mundial da Água teve apoio integral da Prefeitura Municipal de Sossego através da Secretaria de Saúde. A secretária Vanuza da Paz Medeiros enveredou todos os esforços no sentido de que o Dia da Água fosse plenamente esclarecido junto a comunidade estudantil. “O estudante tomando conhecimento da importância da água em nosso meio, o risco que corremos se continuar o uso desregrado, certamente passará para seus pais e familiares a necessidade de dar melhor tratamento a sua utilização”, disse a secretária Vanuza.

Na E.M.E.F. Manoel Delmiro Ferreira, local da abertura do evento, estiveram presentes alunos das turmas 4ª, 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries, coordenados pelo prof. Carlos Antunes. O palestrante Severino Bernardo fez a abertura dos trabalhos mostrando a necessidade de se economizar água doce para consumo humano, haja vista os tantos problemas que a falta desse líquido tem provocado em todo o mundo.

Exemplos foram dados sobre a reserva que temos em todo o Planeta que, comparada ao quantum de água do mar é verdadeiramente preocupante. A Terra tem 2/3 de água e desse total apenas 0.008% é de água doce, potável, própria para o consumo. É uma diferença muito grande e o não racionamento poderá, no futuro, vir a criar instabilidade de vida.

Rute Queiroz, Mágno Pereira e Núbia Islândia também apresentaram temas afins sempre colocando para conhecimento e estudo o quanto representa a água na vida humana, consequentemente, na superfície da terra como um todo. “Água é vida, e como tanto deve ser preservada”, disse Rute. Núbia complementou: “Economizando nunca vai faltar”. Sobre o uso do cloro na água, Mágno Pereira foi explicativo: “Sua utilização na água é para acabar com as bactérias não visíveis a olho nu que podem vir à causar graves doenças. Para cada litro d`água, dois pingos de cloro e nada mais”, concluiu Mágno.

Na E.E.E.F.M José Vitorino de Medeiros a equipe da Secretaria de Saúde do Município de Sossego proferiu palestras em turmas separadas comportando cada uma mais de 100 estudantes. O diretor da Escola Francisco de Assis Ferreira fez as apresentações dos palestrantes e em seguida foi mostrado slides com exemplos sobre a necessidade da água na vida e suas consequências.

Segundo o senhor Severino Bernardo, coordenador do evento e palestrante no Dia Mundial da Água, o objetivo foi alcançado. “Acredito que daqui pra frente, com as explicações que passamos e os exemplos mostrados, nossos jovens estudantes, futuro desse País, saberão se comportar de maneira diferente quando o assunto for água, sua utilização, aproveitamento e racionamento”, disse Severino Bernardo.
Matéria P/P Adamastor Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário