Biblia Online

programa Ligação Gospel

quarta-feira, 15 de maio de 2013

COMENTÁRIO


AGORA É TARDE!

Vi o Boca vencer o Corintians por 1 a 0 no Estádio La Bombonera.  Na oportunidade estava em Buenos Aires com a delegação do Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar da Paraíba (COPBM). Em que pese a agressividade do torcedor argentino, deu para analisar o comportamento técnico do time corintiano e achei que entrou em campo com medo, respeitando demais o adversário numa patente demonstração de que estava disposto a evitar a derrota ou um placar elástico, achando que no Brasil, em São Paulo seria “favas contadas”.

De Alecssandro (2) à Emerson (11), nenhum jogador teve comportamento digno de integrar uma grande e conceituada equipe de futebol como o Corintians. Ninguém se entendia em campo com passes errados, dando margem que à que o Boca articulasse as jogadas, pressionasse e chegasse a vitória, que poderia ter sido por um placar mais elástico, mesmo sem Riquelme e jogando fora do seu padrão normal. Derrota por 1 a 0 parece ter sido suficiente para o “Timão” reverter o placar em casa.

De volta ao Brasil, e passado o susto da constante hostilidade do torcedor do Boca aos brasileiros nas arquibancadas da Bombonera, disse em várias oportunidades, entrevistas ou bate-papos, que o Corintians jogou no “Caldeirão”de Buenos Aires apenas para não perder de muito, achando que no Pacaembu tomaria conta do jogo e faria o placar que lhe conviesse. Avisei que costumeiramente o Boca joga muito melhor no campo adversário, e já tem provado isso, principalmente contra equipes brasileiras.

E não deu outra. Com o Pacaembu totalmente lotado o time comandado por Tite deu bobeira, abriu espaço e deixou o Boca jogar, principalmente sabendo que o meia Riquelme estava em campo. Reclamar da arbitragem é um direito, principalmente quando está coberto de razão. Mas esquecer de jogar o suficiente pra ganhar, não deve imputar toda responsabilidade ao árbitro. Que errou, errou! O Corintians entrou no jogo do árbitro e do Boca. Deixou o tempo passar e não conseguiu reverter o placar. Tentou, apenas!

Lembro bem quando o Santos de Pelé, Mengálvio, Coutinho, Pepe, Clodoaldo, etc, encantava o mundo com o futebol ofensivo, temido pelos adversários. Não tinha árbitro que fizesse o alvinegro praiano perder por erro intencional. Se um gol era anulado ou arranjado para o adversário, Pelé e Cia faziam dois, três ou tantos quantos fossem necessários para inibir a arbitragem. Era jogando futebol e deixando o “juiz” de lado que se ganhava jogo. A qualidade santista suplantava intenções de terceiros.

É verdade que o paraguaio Amarrila fez suas atrapalhadas que só vieram prejudicar o Corintians. Mas, se o time estivesse jogando um futebol de alta qualidade, positivo, pra frente, obviamente faria o árbitro mudar de idéia, juntamente com os seus patrícios, e o resultado poderia ter sido outro. Disso tirou proveito o Boca da instabilidade emocional do adversário e saiu do Pacaembu classificado, o “Timão” lamentando a derrota e jogando pro alto a oportunidade do bi campeonato da Libertadores e do mundo.

São coisas do futebol. Não acreditar na sua força, deixar de ir pra cima, mesmo no campo adversário, e dar a oportunidade do inimigo sobreviver, é “criar cobra pra lhe morder”. Foi o que fez o Corintians. Deixou o Boca ganhar na Argentina pensando em reverter o quadro em casa. A estratégia não deu certo. Devia ter aproveitado na Bombonera onde o time argentino jogou mal e desfalcado de Riquelme seu principal jogador. “AGORA É TARDE!”. É “juntar os cacos” e pensar em 2014.

(Matéria P/P Adamastor Chaves 16/05/2013) 






SOSSEGO ACUMULA 162.1 MILÍMETROS DE
CHUVAS DE JANEIRO A 15 DE MAIO DE 2013

Na madrugada de quarta-feira choveu 4.2 milímetros na cidade de Sossego, precipitação acumulada de 162.1 desde janeiro até 15 de maio. A média, até esta data, é de 32.4 milímetros mês, 12.5 a mais que em 2012, no mesmo período. Para quem esperava um ano chuvoso, haja vista que em 2012 foi de total sacrifício para os agricultores, em especial, a precipitação até o momento deixa dúvida sobre o aproveitamento da agricultura em 2013.

As poucas chuvas caídas até esta data não foram suficientes para o equilíbrio do armazenamento d`água nos açudes, barreiros e barragens da região. “Ainda estamos esperando melhorar a precipitação de chuva na nossa região. O índice pluviométrico até o momento não corresponde a expectativa da população, em especial do homem do campo que vive da agricultura”, disse o prefeito Carlinhos.

Mesmo não tendo sido um bom índice pluviométrico até esta data em Sossego, foi melhor que em 2012, no mesmo período, que registrou 12.5 milímetros. Em 2012, de janeiro a maio foi registrado apenas 99.9 milímetros. Em 2013 o setor de registro pluviométrico indicou 32.4 milímetros. “Um índice pluviométrico baixo, é verdade, mas temos esperança de melhorar”, disse o chefe do escritório da Emater, em Sossego, Humberto Melo

PRAZO PARA AQUISIÇÃO DA VACINA 
CONTRA FEBRE AFTOSA: 31 DE MAIO 

Até o dia 31 de maio do corrente ano o criador de rebanho bovino pode adquirir a vacina contra a febre Aftosa nas farmácias veterinárias credenciadas de Barra de Santa Rosa, Cuité, Picuí, Soledade e Campina Grande. Para tanto o agricultor, criador, tem que estar devidamente cadastrado ou, ser autorizado pelo gerente da EMATER, escritório de Sossego que está instalado na sede da Prefeitura de Sossego, das 8 às 12 horas, de 2a a 6a feira.

O gerente da Emater avisa que até a data prevista para encerramento da aquisição da vacina, 31 de maio de 2013, quem estiver cadastrado pode comprar o produto nas farmácias credenciadas sem a autorização extra. "Quem ainda não se cadastrou pode procurar a EMATER que estou a disposição para autorizar a compra da vacina nas farmácias veterinárias acima citadas", argumento Humbero Melo.

(Matéria P/P Adamastor Chaves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário