Biblia Online

programa Ligação Gospel

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Governo Federal investe mais de R$ 45 milhões em máquinas para o semiárido paraibano

A Paraíba será beneficiada com o recebimento de 158 novas máquinas, adquiridas através do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2). Esta é a quarta etapa do programa no Estado e irá distribuir 67 retroescavadeiras e 91 motoniveladoras. A entrega das máquinas será realizada com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, em cerimônia com os prefeitos dos municípios beneficiados. O evento acontecerá, na próxima quinta-feira (27), às 10h, no prédio do Sebrae-PB, em João Pessoa.

A medida visa dar continuidade ao projeto de melhorar as condições das estradas vicinais e, consequentemente, facilitar o escoamento da produção nos municípios onde a produção agrícola é essencialmente proveniente da agricultura familiar. Com este trabalho, o Governo Federal procura reforçar o combate contra os efeitos da estiagem.

Para Giucélia Figueiredo, delegada federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário na Paraíba (MDA-PB), o programa é mais uma ação voltada para incentivar o crescimento agrícola. “Os agricultores familiares são os responsáveis por abastecer nossas casas com alimento e, por isso, temos que garantir condições para que eles consigam fazer o escoamento da própria produção. Com mais esse passo, o Governo Federal reforça a agricultura familiar como importante atividade econômica no país”, concluiu a delegada.

Para operar as máquinas, as prefeituras tiveram que designar dois funcionários que estão sendo submetidos a um treinamento oferecido pela empresa fornecedora do equipamento. O curso direcionado às retroescavadeiras foi realizado nos dias 20 e 21 deste mês e o curso paras as motoniveladoras acontecerá entre os dias 1 e 5 de julho. O equipamento só pode ser retirado pela prefeitura, mediante o treinamento dos servidores.

Para adquirir estes equipamentos, o MDA investiu mais de 47,2 milhões apenas nesta fase do programa. Além das retroescavadeiras e motoniveladoras, os municípios localizados no Semiárido e os reconhecidos como situação de emergência ou estado de calamidade pública receberão ainda caminhão caçamba, pá carregadeira e caminhão pipa. Esse conjunto de equipamentos também foi anunciado pela presidenta no início do ano.

ClickPicui com Gabriel Romio/Comunicação Social – Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário