Biblia Online

programa Ligação Gospel

terça-feira, 13 de agosto de 2013

CIDADANIA EM SOSSEGO

SOSSEGO PROMOVE CIDADANIA NA ZONA RURAL


Na noite de segunda-feira, 12, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Sossego, o prefeito Carlinhos reuniu secretários(as), diretores(as) para estudo e viabilização de um projeto social com a prefeitura levando aos residentes na zona rural, e adjacências, a verdadeira cidadania. Todo staf municipal compareceu a reunião que, depois de discussões sobre o projeto, ficou decidido que o 1º Cidadania na Zona Rural de Sossego será realizado dia 27 de agosto, tendo como localidade definida o Assentamen-to Padre Assis. Esse Projeto é inédito na vida administrativa do Município desde a sua emancipação política em 1995, e antes quando era Distrito de Cuité. Um salto gigantesco para o futuro. Um empreendimento arrojado do atual gestor Carlos Antonio Alves da Silva (Carlinhos).

A reunião, que teve início pontualmente às 19 horas, foi dirigida pelo prefeito Carlinhos e contou com as presenças das secretárias Vanuza da Paz (Saúde), Ione Féliz (Finanças), Lusineide Oliveira (Administração), Lindomar Gomes (Gabinete Civil), Gerailson Pereira (Educação e Cultura), e Jubaneide Alves (Ação Social), do diretor de esportes Jefferson Araújo, da psicóloga Humarah Veríssimo, Assistente Social Márcia Brilhante, Assessora do CRAS Juraneide Alves e do Assessor de Gabinete Djalma Melo.

O PROJETO

Tendo como objetivo levar ao residente e domiciliado na Zona Rural a verdadeira cidadania, a Prefeitura Municipal de Sossego, pelo seu gestor Carlinhos e sua equipe auxiliar devidamente instruída para esse empreendimento, instala numa determinada localidade da zona rural do Município, em data previamente aprazada, diversos setores de atendimentos que venham beneficiar o cidadão, a cidadã, o jovem, a criança, o adulto, prestando-lhe  a assistência social, médico, odontológica  advocatício, entretenimento e lazer, acompanhamentos didáticos e sócio-lógicos. Um dia de verdadeira interação social entre o comando daminis-tragtivo do Município e a população.

O projeto visa identificar um determinado setor (local) na zona rural – assentamento ou sítio – e convergir todas as atenções no sentido de oferecer benefícios aos residentes locais e adjacências. Definido o local instala-se o consultório médico e dentário, a sala para audiência com o advogado, o setor de aprendizado (corte, costura, pintura, cozinha, etc.), tendas para prestações de serviços, palestras, local do escovódromo, sala para laboratório (coleta de sangue para exames), aplicações de vacinas e testes rápido de HIV e glicemia.

O Prefeito Carlinhos também solicitou da equipe o empenho em, na data prevista, a realização de um torneio de futebol com equipes da região, além de, em separado, entretimentos para as crianças. “Não resta dúvida que será um fato inédito no Município. Já oferecemos excelentes serviços de saúde, social e outras atividades. Agora vamos implantar a Cidadania na Zona Rural. Nosso objetivo é estar com o povo junto a administração municipal fazendo com que a sede da Prefeitura seja, por 12 horas, instalada na localidade do evento com presença do prefeito e seus auxiliares diretos”, disse o prefeito Carlinhos.  

SERVIÇOS

O médico, devidamente instalado, receberá os pacientes e processará as consultas. Havendo necessidade de receitar medicamento, uma Farmácia Básica será instalada. O odontólogo fará revisão dentária, aplicará flúor e na possível necessidade de ouro tratamento o paciente será encaminhado para o consultório central na cidade. O advogado estará a disposição para consultas subjetivas. O setor de coleta de sangue encaminhará para laboratório para posterior diagnóstico médico. Nutricionista, sociólogo, psicólogo, atenderão individualmente em cada caso apresentado.

No setor educação a Secretaria disponibilizará docentes para instruções didáticas e orientações sobre a importância do estudo em todos os graus. Quanto ao entretenimento e esporte, dois aspectos interessantes no Projeto Cidadania na Zona Rural, cada um com a sua finalidade. Dando ênfase a vontade infanto-juvenil professores habilitados estarão concen-trando esforços no sentido de deixarem os grupos bem a vontade nos seus desejos de se divertir. No futebol, como pretende o Prefeito Carlinhos, o diretor da pasta enveredará esforços no sentido de organizar um torneio cujo prêmio ao vencedor será a Taça “1ª Cidadania da Zona Rural de Sossego”.






(matéria P/P Adamastor Chaves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário