Biblia Online

programa Ligação Gospel

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

SANEAMENTO BÁSICO

POPULAÇÃO APOIA PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO EM SOSSEGO


Em duas etapas engenheiros da Ecolibra – Projeto de Engenharia e Sustentabilidade –, atendendo convite da Prefeitura Municipal de Sossego, estiveram promovendo palestras educativas e técnicas projetando a necessidade da implantação do saneamento básico no município. Assentamento Padre Assis e sítio Algodão foram as primeiras localidades visitadas, posteriormente a cidade de Sossego e o sítio Caiçara complementando o roteiro de conferências sobre saneamento básico.

A freqüência da população residente e dos estudantes das redes de ensino público municipal e estadual demonstraram o vivo interesse pela matéria, mesmo porque se trata de um projeto de alta viabilidade para o Município e a saúde da população. Até o final do ano todas as prefeituras do Brasil têm que estar com seus projetos prontos, salvo contrário ficarão privadas de receberem investimento federais. Sossego, segundo o engenheiro Pedro Rocha, palestrante da Ecolibra, é a terceira cidade da Paraíba devidamente atualizada.

Com demonstrações convincentes os engenheiros da Ecolibra apresentaram um roteiro de necessidades à serem implantadas no Município de Sossego com o endosso da população que, na verdade, é o ponto de equilíbrio para apresentação e formatação do projeto à ser enviado para o Governo Federal no intuito de receber investimento na área de saúde, a qual se acopla o Plano Municipal de Saneamento Básico. Cidadãos e cidadãs marcaram presenças nas reuniões, assim como estudantes e professores do Município e do Estado

As reuniões foram coordenadas pelo Dr. Pedro Rocha, diretor presidente da Ecolibra, assessorado pelo também engenheiro Paulo Costa e do senhor Eduardo Vieira, diretor de agricultura. Na conferência realizada no sítio Algodão, se fizeram presentes, além dos engenheiros da Ecolibra, a senhora Lusineide Oliveira, secretária da administração municipal, professora Rosita Azevedo, o coordenador da Atenção Básica, Severino Bernardo, o coordenador da Vigilância Sanitária, Salomão Fernandes. “Ví quanto interesse da população rural sobre o saneamento básico. Saúde interessa à todos”, disse a secretária Neide.

O trabalho de conscientização continuou. No assentamento Padre Assis mais uma vez bastante elogiável a presença do homem e da mulher do campo, além dos jovens e estudantes. Atentos as palavras do palestrante Pedro Rocha, os participantes da conferência assinaram o livro de presenças, deixando plenamente satisfeito os engenheiros da Ecolibra. “É importante que todos assinem o livro de presenças porque irá reforçar o interesse da Prefeitura em buscar mais investimentos para a saúde da população”, disse o engenheiro Pedro Rocha. Estiveram presentes a secretária Neide Oliveira, o diretor de agricultura Eduardo Vieira, o presidente do assentamento senhor João Alexandrino, e as professoras Maria Germane e Maria das Vitórias.

Na segunda etapa, realizada dia 2 de agosto, na Câmara Municipal de Sossego e Escola Municipal 25 de janeiro, sítio Caiçara, novamente a população atendeu ao chamamento. Na reunião matinal, na câmara Municipal, o recinto ficou pequeno para tanta gente interessada em tomar conhecimento da necessidade da implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico. O interesse foi tanto que muitas interferências, com perguntas relativas ao assunto em pauta, que o palestrante Pedro Rocha ficou impressionado com a participação ativa da população.

“Professores, alunos e pessoas comuns da sociedade, demonstraram o vivo interesse no assunto. Todas as indagações foram pertinentes e merecedoras da real atenção. Com esse comportamento vamos projetar a realidade do Município, ajudando, assim, o gestor municipal na busca de investimentos na área federal”, argumentou o engenheiro Pedro Rocha. Além do senhor Eduardo Vieira, diretor de agricultura municipal, assinaram o livro de presenças Lindomar Gomes, chefe de gabinete representando o prefeito Carlinhos, os professores Carlos Antunes, Almandina Queiróz, Rubjakson,  Adriana Brito e Uirá, o inspetor escolar José Vieira, e os funcionários da Câmara, Josivam Medeiros e Leila Carla.

Após reunião no centro urbano, altamente aproveitável, assim como as demais até então realizadas, o ciclo de palestras sobre saneamento básico, preliminarmente, foi encerrado na Escola Municipal 25 de janeiro, no sítio Caiçara. Novamente residentes da localidade e sítios vizinhos, estudantes e professores, deram sua contribuição no planejamento de elaboração de um diagnóstico técnico participativo dos munícipes para a elaboração do Projeto Municipal de Saneamento Básico. Estiveram acompanhando as explanações do engenheiro da Ecolibra, os professores Jonailson de Castro Silva e Josefa Dantas, estudantes, o vereador Manoel Biá e inúmeros cidadãos e cidadãs agricultores da região. Representando o prefeito Carlinhos, o senhor Eduardo Vieira, diretor de agricultura do Município.










(Matéria P/P Adamastor Chaves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário