Biblia Online

programa Ligação Gospel

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

SOSSEGO PRESENTE NA REUNIÃO EM BARRA DE SANTA ROSA







O.N.G.  TERRITÓRIO DA CIDADANIA
REUNIU DEZ MUNICÍPIOS PARAIBANOS
NA CIDADE DE BARRA DE SANTA ROSA

A Ong Território da Cidadania, que visa fomentar meios de ajuda ao homem do campo, ao trabalhador da zona rural, reuniu quarta-feira, dia 21, dez municípios na cidade de Barra de Santa Rosa para programar algumas demandas que venham dar apoio integral àquele que trabalha na agricultura familiar e outras afins. Marcaram presenças na reunião, pelos seus representantes legais, os municípios de Sossego, Frei Martinho, Picuí, Nova Floresta, Cuité, Baraúna, Nova Palmeira, Barra de Santa Rosa, Damião e Cacimba de Dentro.

Depois de debates e idéias levadas ao plenário para discussão, ficou acordado entre os presentes as seguintes demandas:
a)     Como meio de estruturação e incentivo ao homem do campo (zona rural), os seguintes itens prioritários
a.1. aquisição de máquinas de confecção de telas protetoras para animais domésticos
a.2. aquisição de máquinas para silagem (forrageira)
a.3. aquisição de máquinas para prensagem do feno
a.4. aquisição de máquinas para produção de anéis protetores de poços artesianos.

A Ong Xique Xique, responsável pela implantação, orientação e formação de pessoal, definiu como obrigatório o registro de quatro agricultores de cada cidade integrante da Ong Território da Cidadania para um período de capacitação referente às demandas catalogadas. Ficou acordado entre as partes que o Governo do Estado da Paraíba receberá a ajuda financeira do Ministério e a repassará, em forma de kits enumerados, aos municípios.

O Município de Sossego marcou presença com Eduardo Vieira da Silva (Diretor do Departamento de Agricultura do Município-DAMS), Manoel Tavares de Oliveira Silva (Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS), João Alexandrino (Presidente do Assentamento Padre Assis), Luiz Vitor (Presidente do Assentamento Santo Antonio), Pedro de Zomim (Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sossego).

FEIRA AGROECOLÓGICA

No mesmo dia, 21 de agosto, em local diferente, foi realizada a V Feira Agroecológica do Curimataú paraibano com presenças de agricultores e artesãos da região mostrando seus produtos ao grande número de pessoas presentes, da localidade, de outras cidades, e até de outros Estados. Manoel Tavares e Eduardo Vieira, sosseguenses presentes na oportunidade, disseram da importância da feira e o incentivo que está oferecendo aos agricultores e artesãos:

“Fiquei impressionado com a importância da feira, seus produtos colocados à exposição e vendas, e com a afluência de pessoas das mais variadas localidades. A Feira Agroecológica chegou pra ficar”, disse Tavares. Eduardo Vieira ficou muito entusiasmado, principalmente por ver produtos de Sossego colocado na “vitrine”. “É realmente motivo de muita alegria para todos os sosseguenses saber que nossos produtos estão na vitrine popular para divulgação e venda. Parabéns aos idealizadores da feira e aos nossos produtores”, afirmou Eduardo Vieira.








(Matéria P/P Adamastor Chaves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário