Biblia Online

programa Ligação Gospel

terça-feira, 6 de agosto de 2013

SOSSEGO PROMOVEU CONFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SICIAL

POPULAÇÃO SOSSEGUENSE COMPARECE A IV
CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.


Com o tema “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS – Sistema Único de Assistência Social – a Secretaria de Ação Social de Sossego, com apoio integral do CRAS, do Conselho de Assistência Social do Município, da Atenção Básica e Secretaria de Saúde, todo o dia desta terça-feira, 6 de junho, foi dedicado ao evento que contou com excelente público na Câmara Municipal de Sossego, local do evento, sempre atento as considerações da conferencista Patrícia Larissa, integrante do Conselho Estadual de Assistência Social.

O tema principal do evento teve fundamental importância na geração de serviços ao atendimento social. A conferencista, Patrícia Larissa, abordou um assunto de relevância na vida social de cada pessoa do Município, mesmo porque teve realização fundamentada em Decreto/Portaria assinada pelo Prefeito Carlinhos em 4 de julho do corrente ano, recebendo, também, o apoio de sua realização pelo presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Juraneide Alves, e teve como objetivo principal analisar, propor e deliberar com base na avaliação local.

Com o tema “A Gestão e o Funcionamento na Efetivação do SUAS, seis eixos principais foram levados ao conhecimento dos presentes ao evento:

1º EIXO – O cofinanciamento obrigatório da assistência Social, cujos objetivos específicos são: Avaliar o quadro de gestão financeira., Fortalecer o orçamento próprio., Promover o conhecimento sobre o ciclo orçamentário., Afirmar junto aos gestores o compromisso do cofinanciamento.
2º EIXO – Gestão do SUAS, Vigilância Socioassistencial, Processos de Planejamento, Monitoramento e Avaliação, que tem por objetivo principal avaliar e compreender a concepção da vigilância socioassistencial., Discutir e analisar a operacionalização.
3º EIXO – Gestão do Trabalho, objetivando analisar e avaliar a gestão do trabalho., Discutir a gestão na implantação do quadro efetivo., Qualificar o debate sobre a educação.
4º EIXO – Gestão dos Serviços, Programas e Projetos que visam avaliar os processos do acompanhamento dos serviços., Avaliar o processo de articulação e integração., Avaliar a organização dos serviços.
5º EIXO – Gestão do Benefício no SUAS: Avaliar os processos de acompanhamento da gestão dos benefícios., Avaliar e fortalecer a gestão dos benefícios., Avaliar os processos de articulação dos benefícios.
6º EIXO – Regionalização: Fortalecer a gestão compartilhada., Promover o debate sobre a intersetorialidade., Reconhecer as realidades socioeconômicas.

Todos esses itens foram muito bem explicados pela conferencista Patrícia Larissa. Com a atenção redobrada da população presente, em especial aqueles que no município integram o setor da Ação Social, ficou patente o entendimento sobre as ofertas de serviços e integração ao SUAS. Além da conferencista Patricia Larissa, estiveram presentes a Secretária da Ação
Social, Jubaneide Alves, a Secretária de Saúde, Vanusa da Paz, a presidente do Conselho Municipal da Ação Social, Juraneide Alves,  o diretor de agricultura do Município, Eduardo Vieira, a enfermeira chefe do Centro de Saúde, Cândida Mirna.  Do Conselho Governamental, estiveram presentes, Roselândia Silva, Jussara Queiroz, Ricardo Jorge. Do Conselho não Governamental, marcaram presenças Juraneide Alves, Manoel Tavares, José Inácio.

No Município de Sossego a Secretaria de Ação Social, que tem como titular Jubaneide Alves, é integrada as prestações de serviços, tais como:
a)     PAIF – Serviço de atendimento a Atenção Integral à Família
b)    Serviço de Convivência e fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos, serviço prestado pelo CRAS
c)     Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, atuação do PETI
d)    Serviços de Convivência e Fortalecimento de vínculos para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos
e)     Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos para idosos







(Matéria P/P Adamastor Chaves) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário