Biblia Online

programa Ligação Gospel

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014


Sossego, no Curimataú paraibano, faz jus ao nome e há três anos não registra homicídios

 Sossego faz parte da 13º Área Integrada de Segurança Pública, na qual a sede fica na cidade de Picuí. Segundo o delegado João Ferreira, o trabalho integrado das Polícias Civil e Militar faz a diferença.
 Polícia Militar da Paraíba
 Blitz preventiva da PM                                                    Blitz preventiva da PM
  Sossego faz jus ao nome. O pequeno município encravado na região do Curimataú paraibano (distante 158 quilômetros da capital paraibana, João Pessoa), há três anos não registra um homicídio. O levantamento foi divulgado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado.
No semiárido paraibano, Sossego tem uma população estimada pelo IBGE em 3.376 mil habitantes e seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,551, considerado baixo para os padrões estabelecidos pela ONU. A população é dividida, sendo que pouco mais de 1.580 habitantes residem na zona urbana. O comércio e agricultura de subsistência são as principais atividades econômicas locais.
Partindo da Capital, o acesso a Sossego é feito pelas rodovias BR-230, PB-167 e PB-177. O município é polarizado por Campina Grande, a segunda maior cidade do estado, que fica a 125 km de João Pessoa.
Sem Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) desde 2011, o município comemora os números, que passaram a ser contabilizados oficialmente com a criação do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria de Segurança da Paraíba.
Sossego faz parte da 13º Área Integrada de Segurança Pública, na qual a sede fica na cidade de Picuí. Segundo o delegado seccional da região, João Joaldo Ferreira, o trabalho integrado das Polícias Civil e Militar faz a diferença nos números. Segundo ele, as ações partilhadas entre as duas equipes de segurança pública, o cumprimento de mandados de prisão e as operações constantes na área ajudam no combate à criminalidade. 
Outro gestor da área é o major Afonso Galvão. Ele destaca que a parceria entre a polícia e a comunidade também foi importante. “Traçamos um plano de trabalho na área de segurança pública para a cidade. Fizemos reunião com os moradores, conversamos com donos de estabelecimentos comerciais, tivemos audiência na Câmara Municipal e tudo isso contribuiu para o controle da criminalidade nesses três anos”, disse.
Blitz na zona rural de SossegoFoto: Blitz na zona rural de Sossego
Créditos: Polícia Militar da Paraíba
Ainda de acordo com o major Afonso Galvão, só depois da mobilização de todos e a intensificação de rondas e operações feitas por uma Patrulha Rural foi possível prender várias quadrilhas que agiam em toda a área de Sossego.
Na página oficial do município na internet, a prefeitura mantém um calendário de plantões médicos pela Zona Rural. O poder público local conta com sete secretários e um chefe de gabinete do prefeito. Dados com gastos e receitas, porém, só estão disponibilizados os do período que vai de 2000 e 2006.
Sossego, no Curimataú paraibanoFoto: Sossego, no Curimataú paraibano
Créditos: Assessoria
Sossego: há 3 anos sem homicídiosFoto: Sossego: há 3 anos sem homicídios
Créditos: Assessoria com (sossego news).

Nenhum comentário:

Postar um comentário