Biblia Online

programa Ligação Gospel

quinta-feira, 23 de abril de 2015

AUDIÊNCIA PÚBLICA DA EDUCAÇÃO EM SOSSEGO


BASTANTE CONCORRIDA A AUDIÊNCIA
PÚBLICA REALIZADA PELA SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE SOSSEGO

Prefeito, vereadores, secretários, funcionários, professores, pedagogos, estudantes, presidentes de associações e parte da população compareceram, discutiram e aprovaram metas e estratégias do Plano Municipal de Educação no Município de Sossego, em audiência pública realizada na tarde de quinta-feira, 22, no Plenário da Câmara Municipal.

Depois de reunidos, divididos em grupos para análise e emendas nas metas e estratégias previamente elaboradas pelo Presidente do Conselho de educação, professor Carlos Antunes, teses foram discutidas e parte aprovadas, em primeira reunião, ficando para o próximo dia 28, às 09:00 horas, no mesmo local a complementação da Audiência Pública.

Elaboradas 15 (quinze) metas para análises e discussões de 73 (setenta e três) estratégias, os presentes  aprovaram as 6 (seis) primeiras e suas estratégias, fizeram emendas ou complementações, mas todas com o objetivo de dar ênfase ao ensino púbico municipal. A reunião para audiência pública teve a abertura da Secretária de Educação Cleyde Melo.

Dando sequência ao encontro público o professor Carlos Antunes assumiu o comando da exposição de metas e estratégias, dividindo grupos de estudos e definições para, na continuidade, levar ao plenário a discussão e aprovação das metas e estratégias à serem implantadas na metodologia de ensino inserida no Plano Municipal de Educação.

As metas de estudos para implantações no PME, divididas em número de 15 (quinze), mas que apenas 6 (seis) foram analisadas com as respectivas estratégias, ficando as demais para a segunda reunião marcada para o dia 28 de abril às 09:00 hora, no mesmo local, foram as seguintes:

Meta 1 – Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro)  a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creche. Estratégias: a) reordenar espaços existentes..., b) buscar parcerias..., c) oferecer cursos de capacitação..., d) mapear quadro de professores..., e) promover formação inicial e continuada de professores da educação infantil.

Meta 2 – Universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos. Estratégias: a) buscar parcerias..., b) construir programas articulados..., c) criar comitê de articulação..., d) criar estratégias que envolva família..., d) envolver entidades culturais..., e) exigência de 75% de freqüência e média no rendimento escolar.

Meta 3 – Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para a população de 15 (quinze) a 17 (dezessete) anos e elevar o período de vigência no PME. Estratégias: a) estabelecer parcerias..., b) ceder espaço físico para construção de unidade escolar..., c) oferecer, regularmente, transporte.

Meta 4 – Universalizar para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos atendimento especializado para alunos com deficiência, transtornos globais, superdotação, etc. Estratégias: a) implantar, até 2016, salas de recursos multifuncionais..., b) capacitar professores..., c) garantir, até 2017, em todas as salas de aula presenças de psicólogo e pedagogo.

Meta 5 Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental. Estratégias: a) fortalecer o PNAIC..., b) oferecer formação para professores alfabetizadores..., c) oferecer escola em tempo integral..., d) desenvolver estratégias pedagógicas..., e) criar programas para alunos na Escola do Campo..., f) capacitar professores para trabalhar com alunos do campo..., g) reduzir em 50% as turmas multisseriadas até o 5º ano de vigência no PME ,e em 100% até o seu final.

Meta 6 – Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento) das escolas públicas. Estratégias: a) transformar, até 2016, a Escola Manoel Delmiro Ferreira, em escola de tempo integral..., b) dotar a escola Manoel Delmiro de Sala de Professores, Biblioteca, Sala de Diretoria, Sala de Coordenação, Sala de Recursos e Sala de Informática..., c) reformar, até 2017, o prédio onde atualmente funciona a EEEFM José Vitorino de Medeiros..., d) reformar escolas nas 4 (quatro) unidades de Assentamentos rurais e dotá-las de área de lazer..., e) promover ações culturais e esportivas.

Por exigüidade de tempo e necessidade de outro encontro, de comum acordo apenas 6 (seis) metas e estratégias foram analisadas, aprovadas e introduzidas emendas, ficando as demais 7,8,9,10,11,12,13, 14,15,16 e 17 para ao encontro marcado dia 28, no mesmo local, às 09:00 horas.

No primeiro encontro da Audiência Pública, marcaram presenças e assinaram o livro de registro (Ata), Carlos Antonio Alves da Silva (prefeito Constitucional do Município), Cleyde Melo (Sec. Educação), Vanuza da Paz Medeiros (Sec. de Saúde), Josineide Oliveira (Sec.Administração), Ione Félix (Sec. Finanças), Lindomar Gomes (Sec. de Gabinete do Prefeito), vereadores Valdete Lucena (presidente da Câmara), José Iraildo e Emanuel Azevedo, Carlos Antunes (Presidente do Cons. de Elaboração do PME), professores, estudantes, coordenadores pedagógicos, presidente e membros do Conselho Tutelar, Elinaldo Ferreira (Presidente da Ass. Zumbi dos Palmares), Eduardo Vieira (Presidente das Associações de Sossego), estudantes, funcionários municipais e convidados.
















(Matéria & Fotos P/P Adamastor Chaves) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário