Biblia Online

programa Ligação Gospel

terça-feira, 9 de junho de 2015

III CONFERÊNCIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE EM SOSSEGO




III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA
CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REALIZADA EM SOSSEGO

Com o tema Política e Plano Decenal dos Direito Humanos da Criança e Adolescente Fortalecendo Conselhos do Direito das Crianças e do Adolescente, foi realizado no dia 9 de junho, no Salão de Reuniões da Academia da Saúde de Sossego, o encontro para o fortalecimento do Direito da Criança e do Adolescente no Município.

A psicóloga Anna Raab, conferencista do evento, iniciou a sua fala dizendo que "é preciso o fortalecimento do direito da criança e do adolescente para que o eixo das obrigações sociais sejam satisfatórias na defesa de quem realmente precisa”.

Foi grande o numero de pessoas presentes na reunião, numa patente prova do quanto é importante o tema e direcionamento dos debates. O evento, segundo a Secretária de Ação Social, Jubaneide Alves, "foi prolongado até o início da tarde". Além da população, funcionários públicos municipais e estudantes, compareceram autoridades municipais como as secretárias de Educação Cleyde Melo, de Saúde Vanuza da Paz Medeiros, Finanças Ione Félix, Administração Luzineide Oliveira e o Chefe da Casa Civil Lindomar Gomes, representando o prefeito Carlinhos.

Na abertura do evento o professor de musica, Marcone Edson (violão) e o estudante de música, Vitor Gabriel (flauta doce), tocaram o Hino Municipal de Sossego recebendo calorosos aplausos. Disse o professor Marcone: “Esse jovem que se apresentou na abertura da Conferência, é fruto de um excelente trabalho que se faz no Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculo formando jovens para a música. Todos viram e  ouviram a qualidade musical”, afirmou Marcone.

PROPOSTAS APROVADAS

Após participação da conferencista Anna Raab, a coordenação do evento formou cinco turmas para análises, apresentações e decisões de eixos referentes às propostas à serem apresentadas na Conferência Estadual que será realizada brevemente em João Pessoa.

Eixo 1 – Sensibilizar e mobilizar a sociedade na defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente com total segurança das crianças nas escolas e participações dos pais em momentos de lazer.

Eixo 2 – Fortalecer a participação da sociedade no monitoramento e avaliação da política e do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente, como  também incentivando a prática esportiva e cultural com artes cênicas.

Eixo 3 – Fomentar a criação dos espaços de participações de crianças e adolescentes em Conselhos para adaptações de normas afins.

Eixo 4 – Propor estratégica de fortalecimento dos Conselhos dos direitos da Criança e do Adolescente criando organismo de trabalho para melhor adaptação da criança e do adolescente no seu meio e no meio social.

Eixo 5 – Articular o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente com criação de oficinas, cursos de artes cênicas, música, audiências públicas, esporte e lazer na escola, incluindo participações dos pais em audiências públicas e lazer nas escolas.

(texto & Fotos/Adamastor Chaves)





Nenhum comentário:

Postar um comentário