Biblia Online

programa Ligação Gospel

quarta-feira, 3 de junho de 2015

SOSSEGO REALIZA COM SUCESSO A II CONFERÊNCIA DA SÁUDE

Palestrante Cleiton Charles falando ao público sobre a importância do SUS na assistência a saúde dos brasileiro

SOSSEGO REALIZA COM SUCESSO A II CONFERÊNCIA DA
SAÚDE  E  ELEGE  DELEGADOS TITULARES E SUPLENTES

Precisamente às 8 horas de terça-feira, dia 2 de junho de 2015, no Salão de Reuniões da Academia da Saúde, como previsto na programação do evento da saúde, o locutor oficial da Secretaria de Saúde Municipal de Sossego, Manoel Tavares, fez a abertura dos trabalhos agradecendo a presença de todos, justificando a realização da II Conferência Municipal de Saúde cujo tema principal foi “Saúde Pública de Qualidade Para Cuidar Bem Das Pessoas”, tendo como eixo principal “Direito do Povo Brasileiro”.

Feita a abertura do evento o mestre de cerimônia, em obediência ao cronograma previamente elaborado, convidou autoridades para composição da mesa dos trabalhos: Alex Barbosa (Presidente do Conselho de Saúde do Município), Luzineide Oliveira (Secretaria da Administração e representante do prefeito Carlinhos), Vanusa Da Paz Medeiros (Secretária de Saúde), Dra. Dabiana Manzano (Médica), Dra. Antonelli (Fonoaudióloga), Cândida Mirna (Enfermeira Chefe), Dinair Gama (Nutricionista)  e Cleiton Charles (Secretário de Saúde de B. S. Rosa)

Composta a mesa, foi facultada a palavra, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alex Barbosa, foi o primeiro a falar. “Agradeço a todos pela presença, na certeza de que teremos bons momentos relativos a saúde em nosso município, tudo em benefício da população”, disse. Ato seguinte a Secretária de Administração, Luzineide Oliveira, deu boas vindas aos presentes  e justificou a ausência do prefeito Carlinhos. “Sejam bem vindos e vamos tirar proveito desse momento melhorando, ainda mais, a assistência a saúde em nosso Município com a participação ativa do SUS. Quero pedir desculpas pela ausência do prefeito Carlinhos que se deslocou esta manhã para João Pessoa para tratar assuntos de interesses do Município”, afirmou Luzineide Oliveira.

Antes de dar a palavra ao palestrante do evento, Sr. Cleiton Charles, Secretário de Saúde de Barra de Santa Rosa, a Secretária de Saúde Municipal de Sossego, Vanuza Da Paz Medeiros, falou sobre o evento. “É com imensa satisfação que recebemos todos vocês esta manhã para debates e decisões de um tema tão importante, a saúde pública que é um direito de todos. Vejam o quanto é importante zelar pela saúde da população, pois muitas vezes o poder público municipal é obrigado à assumir compromissos financeiros em clinicas ou hospitais particulares para atendimento aos que mais precisam”, disse a Secretária de Saúde do Município, Vanuza Da Paz Medeiros.

PALESTRANTE

O secretário de Saúde do Município de Barra de Santa Rosa, Cleiton Charles, palestrante convidado da II Conferência Municipal de Saúde de Sossego, agradou plenamente pelo assunto em foco, como também a ampla defesa do SUS que, para ele, é um órgão sério, determinado e que faz bem a saúde do brasileiro. Cleiton não se prolongou na palestra por entender que a platéia estava composta por profissionais da medicina. Depois de comandar com vasto conhecimento o assunto em pauta, agradeceu o honroso convite como palestrante. “Agradeço a atenção de todos vocês e que façam como eu, que acredito plenamente no SUS, que é uma instituição séria e é coisa nossa para todos nós”, disse finalizando sua participação.

EIXOS DEBATIDOS E SUAS CONCLUSÕES

Divididos em quatro grupos de participantes todos os temas-eixo foram analisados e definidos conforme defesa dos componentes responsáveis pelas apresentações do texto representativo do eixo que elaborou a  carta- proposta à ser apresentada na Conferência Estadual, que será brevemente realizada em João Pessoa pela Secretaria de Saúde do Estado.

As propostas analisadas, apresentadas e aprovadas:

Eixo 1 – DIREITO A SAÚDE
a.     Implementação de saneamento básico nas cidades.
b.     Ouvidoria junto às instituições de saúde dos Municípios, Estado e União.
c.      Implementação e integração dos técnicos do SAMU com o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar no Centro Integrado Psicosocial.
d.     Criação de Unidade Mista para soluções locais diminuindo encaminhamento de pacientes para outros locais.

Eixo 2 – VALORIZAÇÃO DO TRABALHO, EDUCAÇÃO, SAÚDE E POLíTICA DE  COMUNICAÇÃO COM O SUS
a.     Plano de cargo e carreira de salário.
b.     Promover capacitação profissional.
c.      Realização de atividades físicas com orientações profissionais.
d.     Meios de comunicação com Unidade Básica de Saúde (UBS) e reunião com a população a cada três meses.

Eixo 3 – FINANCIAMENTO DE GESTÃO DO SUS
a.     Descentralização da marcação de exames e consultas médicas.
b.     Mais investimento de recursos na média complexidade.
c.      Aumento de especialidades.
d.     Investimento com Consórcio Regional sem ônus para o Município.
e.     Incentivo estadual na formação de campanhas em favor da saúde do trabalhador.

Eixo 4 – REFORMA DEMOCRÁTICA  COM A IMPLANTAÇÃO DA CARREIRA DE ESTADO PARA O SUS, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
a.     Implementar as Leis referentes nas esferas dos governantes (Município, Estado e União).
b.     Reformular a prática nacional de ouvidoria no SUS.
c.      Fortalecer a gestão democrática do SUS.
d.     Implementar projetos e mudanças no ensino formal superior.

DELEGADOS

Antes do encerramento da II Conferência Municipal de Saúde de Sossego, depois de redigidas e formuladas todas as propostas à serem enviadas à Conferência Estadual, foi realizada  eleição, democrática, para formação do quadro de Delegados do Município de Sossego, titulares e suplentes, para representatividade junto a Conferência Estadual.

Foram eleitos: TITULARES – Esdras Frreira, Lenilda Inácia Farias, José Ferreira de Macedo (Zé Careca) e Michelle Martins (enfermeira). SUPLENTES: Adrianeide Almeida, Lindomar Gomes, Marinalva Almeida e Liliane Reis.

(Texto: Adamastor Chaves)
(Fotos: Adamastor Chaves e Suzana Braga Guimarães)














Nenhum comentário:

Postar um comentário