Biblia Online

programa Ligação Gospel

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Governo do estado entrega caixas d'água a sete cidades da região

Cuité Pb online | 20:44 | 0 Comentários

Governo entrega caixas d’água e beneficia 250 mil pessoas



O Governo do Estado, por meio da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e Recursos Hídricos (Seirhmact), realizou a entrega de 96 caixas d'água do Plano Emergencial de Enfrentamento à Estiagem - Programa Viva Água, a 17 prefeitos da região. A solenidade foi realizada nesta quarta-feira (9), na sede regional da Cagepa em Campina Grande.

O secretário de Infraestrutura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e Recursos Hídricos, João Azevêdo, representou o governador Ricardo Coutinho durante a solenidade, que contou ainda com a presença do secretário executivo de Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, do diretor Administrativo e Financeiro da Cagepa, Jorge Gurgel, e do gerente regional da Companhia em Campina Grande, Simão Almeida.

Na ocasião, todos os prefeitos assinaram o convênio de cooperação com o Governo do Estado. O secretário João Azevêdo explicou que, nesta primeira remessa de equipamentos entregues, o investimento foi de mais de R$ 200 mil, beneficiando cerca de 250 mil pessoas. “No total, 500 caixas d’água serão entregues em todo o Estado”, enfatizou Azevêdo.

De acordo com o diretor da Cagepa, Jorge Gurgel, cada reservatório tem capacidade de armazenar 10 mil litros de água. “Elas serão colocadas em pontos estratégicos das cidades, para que o carro-pipa abasteça a caixa d’água e a população tenha acesso de forma mais apropriada, e o carro-pipa seja liberado para cumprir seu percurso mais rapidamente”, pontuou.

“Essa missão nos foi dada pelo governador Ricardo Coutinho e está sendo cumprida. Queremos dar mais dignidade para as pessoas que tanto sofrem com a estiagem e minimizar a disputa balde a balde quando o carro-pipa chega à cidade”, acrescentou Jorge Gurgel.

Outras medidas - O secretário João Azevêdo destacou que a distribuição das caixas d’água é só uma das ações que constam no Plano Emergencial de Enfrentamento à Estiagem. Ele citou ainda a construção de 137 km de adutoras, barragens subterrâneas, 13 mil cisternas e perfuração de poços. “A segurança hídrica só será uma realidade quando a Transposição do Rio São Francisco chegar, em 2017. Mas, até lá, o Governo do Estado está trabalhando em obras estruturantes, não apenas para aliviar a atual situação da população, mas também para preparar o Estado para receber as águas do São Francisco”, observou.

Prefeitos agradecem - O prefeito de Areial, Cícero Pedro de Almeida, não escondia a satisfação de levar para sua cidade 10 caixas d’água. “A seca nos castiga há mais de dois anos e, desde então, Areial sofre sem água nas torneiras. Para um povo que vive nessa situação, não há notícia melhor do que algo que vá aliviar o cotidiano de armazenamento da água. A população vai receber esses reservatórios com muita alegria, tenho certeza”, disse.

Já o prefeito de Boqueirão, João Paulo, agradeceu ao Governo do Estado pela mobilização em prol do enfrentamento à seca. “Essa é a primeira vez que eu vejo um Governo preocupado com obras estruturantes e ações emergenciais”, enfatizou.

Municípios contemplados – Na entrega das caixas d’água, nesta sexta-feira, foram contemplados os municípios de Alcantil, Areial, Amparo,Baraúna, Barra de Santa Rosa, Barra de São Miguel, Boqueirão, Cabaceiras, Cubati, Frei Martinho, Juazeirinho, Montadas, Nova Palmeira, Parari, Pedra Lavrada, Picuí e Santo André.

Nenhum comentário:

Postar um comentário