Biblia Online

programa Ligação Gospel

terça-feira, 10 de novembro de 2015

As Ceguinhas de CG' recebem segundo 'Ordem do Mérito Cultural' em Brasília

Trio de cantoras paraibanas já havia recebido ordem honorífica do governo federal em 2004
Reprodução/Facebook/Dilma Rousseff
'As ceguinhas' receberam honra pela segunda vez
O trio de cantoras paraibanas conhecidas como 'As Ceguinhas de Campina Grande' foi agraciado, pela segunda vez, com a Ordem do Mérito Cultural. A cerimônia ocorreu nessa segunda-feira (9), no Palácio do Planalto em Brasília, e a entrega foi feita pela presidente Dilma Rousseff (PT).

Este é o segundo ano não consecutivo que as cantoras paraibanas Indaiá (Francisca Conceição Barbosa, 65 anos), Maroca (Maria das Neves Barbosa, 70 anos) e Poroca (Regina Barbosa, 71 anos) recebem a Ordem. A primeira vez foi em 2004.

Elas cantavam emboladas e ritmos tipicamente nordestinos nas ruas de Campina Grande, recebendo doações. Em 1997 foram descobertas pelo o cineasta Roberto Berliner e depois protagonizaram o curta-metragem ‘A pessoa é para o que nasce’, montado por ele e lançado em 1998. Em 2004, Berliner lançou a versão em longa-metragem desse documentário.

A edição da Ordem do Mérito Cultural de 2015 homenageou o poeta paulista Augusto de Campos, que criou, junto com o irmão, Haroldo de Campos, e de Décio Pignatari, o movimento nacional de poesia concreta, na década de 1950.

Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário